FILIAÇÃO

O que significa um “pedido de filiação”?

 

Para tornar-se membro da Societas Rosicruciana Itálica exige-se a qualidade de Maçom, caso o candidato não obtenha dita qualidade é preciso que o candidato passe por um processo que chamamos de “sindicância” em que serão feitas entrevistas, análise de documentos e outros procedimentos que podem culminar na Iniciação do candidato.

Caso seja aprovado na sindicância, ele é feito Maçom e passa a compor os quadros regulares da Loja e da Obediência Maçônica.

O processo de sindicância é desencadeado, por sua vez, quando o candidato é indicado por um Mestre Maçom ativo do quadro de obreiros da Loja, que será o seu “padrinho”.

Cumpre informar que o procedimento de envio de pedido de filiação, sem a indicação e/ou apadrinhamento de um Mestre Maçom regular, não é comum a todas as Obediências Maçônicas e que esta possibilidade tem sido explorada por golpistas que usam o nome da Maçonaria para obtenção de vantagens indevidas.

Convites por e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagens não são procedimentos maçônicos, caso venha a receber algo deste tipo certamente não se trata de uma proposta séria, podendo inclusive tratar-se de ato criminoso.

Para o caso de corpos maçônicos que aceitam pedidos de filiação por meio de seu sítio na internet, o envio do pedido de filiação não significa, em hipótese alguma, que o candidato se tornará automaticamente Maçom.

A exigência do pagamento de taxas, desacompanhado de um cuidadoso processo de sindicância, é também indicativo de procedimento irregular.

Iniciações “pela internet” também não constituem procedimento maçônico regular, bem como a venda de graus, de comendas e similares.

Como é feito o processo de sindicância?

Após ter sido indicado por um Mestre Maçom ativo do quadro, serão destacados 3 Mestres para o processo de sindicância (excluído o padrinho). Esses Mestres farão as entrevistas com o candidato, sempre presencialmente.

Concomitantemente, a autoridade sindicante (o Venerável Mestre da Loja) pedirá uma relação de documentos que serão também avaliados.

Tanto a proposta de filiação quanto os relatórios das entrevistas e parecer sobre os documentos entregues serão lidos em Loja, em sessão regular, sendo marcada sessão de escrutínio secreto em que será decidido o mérito do pedido.

Nesse interim, o pedido de filiação será fixado no quadro da Loja e publicada a proposta de iniciação em boletim, a fim de que os irmãos tomem conhecimento, todos, de que um candidato deseja integrar aquela Oficina e Obediência.

Sendo aprovado o pedido, por meio de escrutínio realizado em sessão regular, a taxa de ingresso é cobrada e a iniciação marcada.

O que é preciso para que alguém se torne Maçom?

Antes de enviar um pedido de filiação a uma Obediência (para aquelas que adotam, esse procedimento) ou de conversar com um Mestre Maçom que lhe tenha convidado para integrar a Ordem, verifique se você reúne as seguintes pré-condições:

Ter completado 18 anos.

Se mantiver união estável (mesmo não sendo casado), é obrigatória a concordância do cônjuge.

Ter tempo e disposição para assumir responsabilidades (estudos, funções administrativas e ações caritárias).

Ter disposição financeira para assumir despesas de ingresso à Loja e mensalidades.

Estar empregado.

Ter residência e domicílio fixos.

Ter compatibilidade de valores com aqueles defendidos pela Maçonaria (ser tolerante, não ser fanático religioso e nem sectário político, não ser racista, não ser machista, não ser xenofóbico, não ser homofóbico, não ser intolerante com religiões e crenças diversas das suas e nem professar outros tipos de preconceitos).

Acreditar em um Princípio Criador-Incriado.

Não estar preso a nenhum tipo de vício.

Ser apto para leituras de estudos.
Obedecer à Constituição e às leis do país.

conheça-nos

sobre nós

outras curiosidades

ajuda

sac

mande nos um email

© 2024 Created with William